9 de fevereiro de 2011

Breve Descrição da Madeira

O Arquipélago da Madeira é composto por um conjunto de ilhas designadamente, Madeira, Desertas, Ilhas Selvagens e Porto Santo. Foi descoberta por João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, numa tentativa de chegar à Guiné a fim de explorar a costa de África, a mando de D. Henrique. Nesta expedição, falhada, foram arrastados para o Porto Santo tendo sido esta pequena ilha descoberta antes da ilha principal, a Madeira, mais propriamente um ano antes em 1418. Conta a lenda que num dia claro, num dos picos do Porto Santo, foi avistada a ilha da Madeira. Ainda segundo esta lenda, devido à sua excessiva vegetação, antes de ser habitada a ilha ardeu durante anos e ainda assim conseguiu manter uma floresta única, a Lauríssilva, que mais à frente será abordada.

Após a sua descoberta, no séc. XV a ilha começou a atrair visitantes, que eram na sua grande maioria Ingleses que provinham das suas colónias. Utilizavam a Madeira, não só por ser um ponto de passagem, mas também por permitir que estes se aclimatizassem ao clima da Europa, quando queriam para lá regressar. Por ser frequentada por muitos Britânicos, a ilha era frequentemente confundida como sendo de origem Britânica. Passaram também pela Madeira muitas celebridades tal como a rainha Adelaide de Inglaterra e a princesa Sissi. No séc. XX de salientar as ilustres visitas de Winston Churcill e George Bernard Shaw. Ainda é importante referir que o último Imperador da Áustria, Rei da Hungria e Boêmia, se exilou na ilha afim de evitar uma guerra civil no seu país, após ter tentado por duas vezes reestabelecer a sua autoridade de governante na Hungria, que lhe havia sido retirada pelo Papa de então. Na Madeira conheceu a pobreza, vivendo então numa casa bastante húmida o que consequentemente tempos depois o fez adoecer gravemente, falecendo em 1 de Abril de 1922, encontrando-se actualmente sepultado na Igreja do Monte.

Uma das grandes potencialidades da Madeira em termos turísticos é sem dúvida a Natureza, estando então inserida na região biogeográfica da Macaronésia, constituídos por quatro arquipélagos atlânticos Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, que se caracterizam por possuírem a floresta Lauríssilva. Destas regiões a Madeira é a que possui a maior e a mais bem conservada mancha de Lauríssilva e devido ao seu valor, importância e raridade, foi em 1999 considerado Património Natural pela UNESCO. Contribui ainda com 11 sítios para a Rede Natura 2000, uma rede ecológica do espaço Comunitário da União Europeia, 3 deles Zonas de Protecção Especial.


Sítios de Importância Comunitária:

• Lauríssilva Madeira;

• Maciço Montanhoso Central da Ilha da Madeira;

• Ponta de São Lourenço;

• Ilhéu da Viúva;

• Achadas da Cruz;

• Moledos - Madalena do Mar;

• Ilhas Desertas;

• Pináculo;

• Ilhas do Porto Santo;

• Pico Branco (Porto Santo);

• Ilhas Selvagens.



Zonas de Protecção Especial:

• Ilhas Selvagens;

• Ilhas Desertas;

• Lauríssilva da Madeira.



A Lauríssilva predomina de dois termos do Latim lauros e silva que significa loureiro e floresta, isto por ser a árvore mais dominante. É uma floresta extremamente coesa e verde, composta por uma grande Biodiversidade. Esta pode ser descoberta através de passeios a pé, realizados em algumas das tão conhecidas Levadas Madeirenses, onde também é possível ver inúmeras cascatas, aproveitadas pelos amantes de canyoning. No entanto estes passeios e actividades devem ser sempre realizados com acompanhamento especializado.

Em baixo estão dispostas algumas fotos da floresta Madeirense, disponibilizadas pelo guia de montanha Énio Deus, co-fundador do site Rotas Selvagens, ao qual gostaria de agradecer a sua cooperação.








Mais informação sobre a Madeira, passeios a pé e levadas em:



Webgrafia

Wikipédia - Carlos I da Áustria

ICNB - Rede Natura 2000



Share This

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contact Us

So you think we’re the right folks for the job? Please get in touch with us, we promise we won't bite!



Designed By Seo Blogger Templates