1 de maio de 2010

Resposta à crise tem de passar pelo Turismo

O turismo foi o grande factor de transformação da última década em Portugal e é resposta à crise. No entanto, é necessário que se enquadre na economia global. Quem afirma é Ernâni Lopes, na apresentação do livro A constelação do turismo na economia portuguesa.


«Entrámos numa economia mundial pós-globalização que não sabemos como funciona. É um desafio intelectual e muito pesado do ponto de vista político. Os investimentos e os novos produtos só fazem sentindo num contexto de turismo global», afirmou o ex-ministro das Finanças.

O investigador alerta para importância de conhecer o «perfil do novo turista», onde se enquadram públicos-alvo emergentes como os jovens, casais sem filhos ou os seniores. «Compreender o cliente é o maior desafio para Portugal», argumenta. Com o turismo a representar 10% do PIB e do emprego em Portugal, Ernâni Lopes reforça que o sector tem um papel «impulsionador do processo de requalificação e desenvolvimento de Portugal».

Na sua opinião, este sector é uma oportunidade na captação de investimento, construção de equipas, atracção de capitais e criação de emprego. «A crise não está resolvida e vai arrastar-se e, do ponto de vista económico, exige novas respostas. Uma delas é o turismo, que deve ser um meio gerador de riqueza».

O autor defende ainda que um «futuro útil e relevante depende não apenas do Estado e dos agentes públicos mas muito da força de actuação privada e da sua capacidade de actuação». No livro, apresenta 95 propostas concretas para melhorar o turismo português.



Fonte: Sol
Autora: Ana Serafim
E-mail: ana.serafim@sol.pt
Share This

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contact Us

So you think we’re the right folks for the job? Please get in touch with us, we promise we won't bite!



Designed By Seo Blogger Templates